Saúde e Bem-estar

Pediatras aprovam novo medicamento contra o vírus sincicial respiratório

Loading...

O fármaco já tinha sido aprovado pela Agência Europeia do Medicamento e mereceu agora parecer positivo da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Há um novo medicamento, já aprovado pela União Europeia, contra o vírus sincicical respiratório que afeta mais as crianças pequenas. A Sociedade Portuguesa de Pediatria já produziu um parecer que enviou para a Direção Geral de Saúde (DGS).

O vírus sincicial respiratório pode provocar bronquiolites, pneumonias e conjuntivite, nas crianças e afeta, sobretudo, as mais pequenas, quando têm o primeiro contacto com ele.

A Agência Europeia do Medicamento aprovou um novo fármaco que pode reduzir o impacto da doença e a Sociedade Portuguesa de Pediatria já o analisou.

Entidades estudam grupos prioritários

A informação é confidencial e cabe agora à DGS e ao Infarmed, avaliarem quais serão os grupos de risco prioritários e o impacto financeiro da introdução deste fármaco em Portugal, uma decisão que se pretende que seja anunciada em tempo útil.

Além desta solução, os pediatras acreditam que poderão ser ainda analisadas outras estratégias de prevenção, nomeadamente, a vacinação das grávidas contra este vírus conferindo assim mais resistência ao feto.