Saúde e Bem-estar

Diretor executivo do SNS diz que é preciso repensar rede de urgências de obstetrícia

Em entrevista à Rádio Renascença, António Gandra de Almeida confessou que este fim de semana pelo menos 6 grávidas tiveram de ser transferidas para o privado por falta de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Loading...

O diretor executivo do SNS considera que é preciso repensar a rede de urgências de obstetrícia.

“Temos que repensar a rede. Também vamos ter o reforço do Hospital de Santa Maria, onde a urgência de obstetrícia vai abrir muito em breve, mas nós temos que repensar a rede e repensar o que queremos fazer no futuro em relação à resposta às maternidades no nosso país”, afirmou António Gandra de Almeida.

Em entrevista à Rádio Renascença, António Gandra de Almeida confessou que este fim de semana pelo menos 6 grávidas tiveram de ser transferidas para o privado por falta de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Tenho esta informação, mas poderão ser mais, porque a coordenação é feita ao nível das ULS também com o INEM”, disse ainda António Gandra de Almeida.

Ainda assim, o diretor executivo do SNS garantiu que nenhuma mulher ficou por atender.

“Houve alturas de maior pico, mas o sistema conseguiu responder em rede. Recorremos aos nossos parceiros do sistema privado quando foi necessário para dar a melhor resposta possível. Não houve nenhuma grávida que não tivesse sido atendida em segurança e correu tudo bem”, sublinhou.

Só no domingo, houve pelo menos 11 urgências de obstetrícia fechadas, mais de metade na zona da grande Lisboa.