A pneumonia é uma das doenças respiratórias que mais mata em Portugal, e, por esse motivo, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia reforça a necessidade de ações preventivas. A doença ocupa a nona posição entre as principais causas de morte no país e é também uma das principais responsáveis pelo elevado número de internamentos hospitalares.
A pneumonia afeta, sobretudo, pessoas com mais de 60 anos e, neste grupo etário, aqueles que sofrem de doenças crónicas, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) ou fibrose pulmonar, são ainda mais vulneráveis.
A doença pode ser provocada por diversos agentes patogénicos, incluindo bactérias e vírus. Em 2022, a pneumonia foi responsável por quase 4.500 mortes em Portugal. No entanto, a prevenção tem mostrado bons resultados, principalmente através da vacinação.
Além da vacina, é recomendado que a população com doenças crónicas tenha uma atenção especial à alimentação e evite o tabagismo, de forma a reduzir o risco e o impacto de infeções respiratórias.