Saúde e Bem-estar

OMS aprova acordo internacional para prevenção e controlo de pandemias

A Organização Mundial da Saúde adotou um acordo internacional sobre prevenção e controlo de pandemias após três anos de negociações. O acordo visa melhorar a coordenação global, garantir acesso equitativo a produtos de saúde e responder mais rapidamente a riscos pandémicos.

OMS aprova acordo internacional para prevenção e controlo de pandemias
Anja Niedringhaus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou, esta terça-feira, o acordo internacional sobre prevenção e controlo de pandemias, após mais de três anos de negociações.

"A assembleia está pronta para adotar esta resolução? Não vejo objeções. A resolução foi adotada", disse o presidente da Assembleia Mundial da Saúde e ministro da Saúde das Filipinas, Ted Herbosa, numa declaração seguida de aplausos.

O texto, que tinha sido finalizado em 16 de abril por consenso, estabelece uma coordenação global mais precoce e eficaz para prevenir, detetar e responder aos riscos de pandemia mais rapidamente.

O acordo visa garantir o acesso equitativo a produtos de saúde em caso de pandemia.

A questão esteve no centro de muitas queixas entre os países mais pobres durante a pandemia da covid-19, quando viram os países ricos a armazenar doses de vacinas e outros testes.

Os detalhes do mecanismo ainda têm de ser negociados, até maio de 2026, antes de o acordo poder ser ratificado.

Os Estados Unidos já se tinham retirado das negociações, após a decisão de Donald Trump de abandonar a OMS. O país, tal como a Argentina, não enviou qualquer delegado à assembleia.

Nos próximos dias, os países terão de decidir sobre um aumento das contribuições obrigatórias para a OMS, que teve de rever o seu pedido de 4,2 mil milhões de dólares para o orçamento de 2026-27, abaixo dos 5,3 mil milhões de dólares iniciais.

Uma reunião de doadores está marcada para hoje. A Suíça colocou 80 milhões de dólares em cima da mesa na segunda-feira.