SIC Verifica

Polícias franceses demitiram-se por estarem fartos da falta de apoio do Governo contra o terrorismo?

Nas redes sociais está a circular um vídeo onde se veem vários polícias em protesto, atirando ao chão algemas. Alega-se que se manifestam, em França, contra a falta de apoio do Governo de Emmanuel Macron na luta contra o terrorismo. A SIC Verifica.

Polícias franceses demitiram-se por estarem fartos da falta de apoio do Governo contra o terrorismo?
Abdul Saboor

“Polícias franceses pedem demissão por não conseguir controlar mais as ruas devido a tanta violência. A esquerda destrói tudo por onde passa. Fora Emmanuel Macron”, lê-se numa publicação que circula nas redes sociais, acompanhada de um vídeo com pouco mais de um minuto.

O vídeo circula com uma mensagem colocada sobre as imagens onde se lê que “centenas de polícias em França” pediram demissão por “estarem fartos de não terem o apoio do Governo francês para terem mais meios contra o terrorismo”.

Vídeo que tem circulado nas redes sociais
Reprodução Redes Sociais

Confirma-se?

Numa busca por notícias relativas a pedidos de demissão em escala por parte da polícia francesa, não é possível identificar nada que vá ao encontro da narrativa difundida.

Analisamos, por isso, as imagens. Não há qualquer sinal de que o vídeo tenha sido manipulado ou gerado por inteligência artificial (IA), mas uma pesquisa por imagens semelhantes revela que o mesmo não é atual. Aliás, as máscaras a cobrir o rosto dos polícias, usadas durante a pandemia, já denunciam esse desajustamento com a atualidade.

O vídeo em causa circula desde, pelo menos, 2020 e já foi usado como forma de difundir outras mentiras.

Em 2022, a Doğruluk Payı, uma plataforma de verificação de factos da Turquia que integra a International Fact‑Checking Network (IFCN), avaliava o mesmo vídeo, mas com outra alegação: polícias em França protestaram contra as políticas do Governo relacionadas com a covid-19. A alegação era falsa, tal como esta.

O vídeo em questão foi, na realidade, gravado em junho de 2020 e mostra dezenas de polícias a protestar, não contra as políticas de Macron relativamente ao terrorismo, nem contra as medidas no âmbito da covid-19. Em causa está um protesto contra o então ministro francês do Interior, Christophe Castaner, que não teria ouvido as reivindicações das forças de segurança.

Uma notícia publicada pelo jornal Le Parisien no dia 11 de junho refere que os polícias se sentem “abandonados” depois dos anúncios do ministro sobre a violência policial.

Numa ação de revolta, os polícias partilharam vários vídeos e fotos em que aparecem a atirar as algemas para o chão em cidades como Bordeaux, Toulouse, Lyon, Nice e Roubaix. Este vídeo é um dos muitos que foram partilhados em junho de 2020.

A SIC Verifica que é...

O vídeo é real e mostra polícias a atirar algemas ao chão, mas não é atual nem estes estão a protestar contra a falta de apoio do Governo no combate ao terrorismo. Em causa está uma ação de protesto contra o então ministro do Interior, Christophe Castaner, por não ouvir as reivindicações dos polícias.