Os Especialistas

"Entre 85% a 90% dos casos de cancro do pulmão ocorrem em fumadores"

Reveja a entrevista a Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão - , no Dia Mundial do Cancro do Pulmão

O cancro do pulmão é o mais mortal em todo o mundo e uma das principais causas de morte a nível global, representando 18,4% dos casos de morte por neoplasia maligna. Em Portugal, é o terceiro mais diagnosticado representando 11,6% de todos os casos de cancro.

Foram diagnosticados em Portugal, em 2020, mais de 5 400 novos casos da doença, dos quais resultaram 4 797 mortes.

O tabagismo é a principal causa do cancro do pulmão e o risco de doença oncológica pulmonar nos fumadores é cerca de 20 vezes superior ao dos não fumadores. Não obstante, Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale, alerta para o facto desta doença poder ocorrer também entre a população não fumadora, o que significa que todos, sem exceção, devem ouvir o que se passa com o seu corpo.

Independentemente da doença, uma em em cada dez mortes está relacionada com o tabaco.

Informe-se AQUI sobre como pode deixar de fumar.

Sintomas

Estar atento aos sintomas é crucial para se fazer um diagnóstico precoce, sobretudo numa altura em que a pandemia atrasou rastreios e consultas. Mas quais são os mais frequentes? Falta de ar, fadiga, tosse persistente e hemorragias fazem parte da lista.

Veja ou reveja, também, o Check-Up Seguro onde António Araújo, diretor do serviço de oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, explica como se pode melhorar o prognóstico desta neoplasia maligna:

Os Especialistas

Mais