Vida

Google Earth mostra fundo do mar e imagens da Segunda Guerra

O serviço Google Earth do gigante norte-americano de Internet vai permitir aos cibernautas mergulhar no fundo do mar como fez Jacques-Yves Cousteau ou observar ruínas de cidades europeias bombardeadas na Segunda Guerra Mundial.





A Google adicionou imagens dos oceanos e da Segunda Grande Guerra ao seu atlas eletrónico gratuito e interativo.







"As imagens históricas [da guerra] que são apresentadas dão uma perspetiva única sobre os acontecimentos do passado graças às tecnologias de hoje" , explicou Laura Scott, da Google Europa, numa mensagem publicada num dos blogues da empresa.



"Esperamos que as imagens da II Guerra Mundial nos permitam compreender a nossa história comum de uma forma nova para sabermos mais sobre o impacto da guerra sobre o desenvolvimento das nossas cidades" , acrescentou a responsável.







O atlas inclui imagens tiradas em 1943 de 35 cidades europeias e de Varsóvia de 1935 a 1945, podendo os cibernautas comparar o aspeto das cidades na época com o de hoje.



Os utilizadores do serviço podem ainda fazer uma viagem ao fundo do mar comentada pela célebre oceanógrafa da National Geographic Sylvia Earle.







"Toda a gente pode tornar-se um Cousteau" , afirmou Jenifer Austin Foulkes, uma das responsáveis pelos produtos da Google, numa alusão ao explorador marítimo francês.



(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Com Lusa