O deputado do Chega eleito pelo círculo da Europa foi imigrante ilegal em França. Natural de Viana do Castelo, José Dias Fernandes é emigrante há 50 anos e trabalha em França como empresário, mas durante anos viveu em situação clandestina.
“Fui perseguido aqui. A França controlava a situação na altura (...) mas consegui furar porque insisti mais do que uma vez, fiz como os imigrantes fazem hoje”, admite o próprio numa entrevista à publicação franco-portuguesa LusoJornal.
José Dias Fernandes foi expulso de França duas vezes e viu-se obrigado a voltar a Portugal. Regressou a França em 1978, mas só anos depois, durante a presidência de François Mitterrand, regularizou a sua situação no país.
O controlo de fronteiras e o combate à imigração ilegal são bandeiras do Chega, que defende, inclusive, a criação do crime de residência ilegal para travar a imigração.
“Farei todo o meu possível, para que o estipulado no programa do partido seja assiduamente concretizado”, escreve o deputado numa publicação no Facebook em que agradece aos emigrantes portugueses que o elegeram.