Um tiroteio numa sala de concertos em Moscovo, na Rússia, fez esta sexta-feira dezenas de mortos e feridos. Na SIC Notícias, o comentador da SIC Germano de Almeida analisa os padrões deste ataque, na tentativa de perceber qual poderá ser a origem dos atacantes.
Pelo menos cinco homens armados e vestidos com camuflados disparam indiscriminadamente na sala de concertos Crocus City Hall, durante um espetáculo onde estavam centenas de pessoas.
“Se, de facto, isto tem alguma coisa a ver com a guerra da Ucrânia ucranianos é uma total mudança no procedimento, porque atirar a matar contra civis é mais um atentado de origem islâmica”, explica Germano de Almeida.
Germano de Almeia acrescenta que o dirigente da República Checa, Ramzan Kadyrov, já se “sentiu na necessidade de reagir” sobre o ataque, dizendo que “quem fez isto terá de pagar”.
Esclarece também que o porta-voz da Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse “não ter qualquer indicação de que a Ucrânia ou ucranianos estejam por trás disto”.
“Ontem mesmo grupos anti Putin e pró-ucranianos anunciaram que as ações estão a fazerem em Belgorod e Kursk [cidades russas], iam alargá-las para Moscovo. Até agora ainda não mostraram ter condições para fazer algo assim, mas ainda não sabemos”, finaliza.