As eleições autárquicas na Turquia ficaram marcadas pela derrota do partido do Presidente Recep Tayyip Erdogan nas principais cidades, Ancara e Istambul.
Segundo José Pedro Tavares, correspondente da SIC na Turquia, há pelo menos três razões principais que explicam a derrota: a abstenção, o crescimento de um partido mais islamista e a inflação.
“O seu eleitorado ficou em casa, a abstenção cresceu e cresceu sobretudo nos apoiantes de Erdogan. Talvez o facto estas eleições terem corrido no mês do Ramadão possa explicar este crescimento da abstenção”, começou por explicar o correspondente.
“Em segundo lugar, há um novo partido mais islamista à direita do de Erdogan, o Yeniden Refah, que obteve uns surpreendentes 6% a nível nacional”, acrescentou.
“Mas sobretudo a razão principal é a inflação e a crise económica”, esclareceu o correspondente.