Vídeo

Análise

Caso das gémeas será o "autocarro de campanha do Chega para as Europeias”

O relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde concluiu que houve irregularidades no processo que levou ao tratamento de duas bebés luso-brasileiras no SNS e Ventura garante que vai haver comissão de inquérito. Veja a análise de Bernardo Ferrão, Sebastião Bugalho e Paulo Baldaia sobre o tema que está a marcar o dia.

Loading...

André Ventura anunciou que vai avançar com uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital Santa Maria. Para Sebastião Bugalho, comentador da SIC, isto será o “autocarro de campanha do Chega para as Europeias”.

"O caso das gémeas é paradigmático. É o alvo perfeito para o tipo de polémicas e para o tipo de casos políticos que interessam ao Chega promover, porque é um caso contra todo o regime", disse ainda.

Paulo Baldaia, comentador SIC, recordou que o Chega já tinha mostrado esta vontade na anterior legislatura. Para além disso, André Ventura “não se esqueceu daquilo que o Presidente da República mandou dizer através de uma manchete do Expresso”, sublinhou Bernardo Ferrão, da SIC.

“Para André Ventura, a vingança serve-se não fria, mas morna”, acrescentou.

O que quer André Ventura?

Sebastião Bugalho disse que o líder do Chega quer “encostar os partidos do poder à parede, seja aquele que estava a governar, seja aquele que está a governar neste momento”.

“Eu acho que André Ventura fará essa comissão de inquérito, levando-a primeiro ao plenário para conseguir mostrar os partidos, sobretudo o PSD e o PS, a chumbarem para depois ter aquele discurso que eles são todos iguais e estão todos a proteger o Presidente da República”, rematou Bernardo Ferrão.

O líder do Chega adianta que fará um primeiro esforço, junto do PS e do PSD, para chegar a um entendimento em relação a esta comissão parlamentar de inquérito. Caso não se chegue a um consenso, esclarece André Ventura, o Chega pode recorrer a uma comissão de inquérito potestativa.