Brexit

Brexit "pode não acontecer" se acordo for chumbado no Parlamento britânico

Se o acordo for chumbado pela segunda vez, o Governo prometeu dar aos deputados a opção de sair da UE sem um acordo ou de pedir aos líderes europeus um adiamento do Brexit.

Brexit "pode não acontecer" se acordo for chumbado no Parlamento britânico
NEIL HALL

As declações são da primeira-ministra britânica, Theresa May, e surgem no mesmo dia em que o acordo volta a ser votado no Parlamento, em Londres.

"Se o acordo não for aprovado esta noite, então o Brexit pode ficar perdido", disse Theresa May ao Parlamento, citada pela agência de notícias Reuters.

Na abertura do debate desta terça-feira na Câmara dos Comuns, que antecede à votação, a primeira-ministra britânica pediu ainda o apoio "de todos" os deputados britânicos ao Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia e defendeu que as negociações que decorreram ao longo de oito semanas após o chumbo do documento, em janeiro, resultaram num "acordo melhorado que merece o apoio de todos" os deputados.

"O facto é que há alterações legalmente vinculativas como resultado das negociações", vincou, citada pela Lusa, a propósito dos três documentos divulgados na segunda-feira em Estrasburgo em conjunto com a União Europeia.

No entanto, as adendas feitas ao acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia podem não ser suficientes para que o Parlamento britânico aprove o documento, tal como explica Emanuel Nunes, correspondente da SIC em Londres.

Loading...

Se o Acordo for chumbado pela segunda vez, o Governo prometeu dar aos deputados a opção de sair da UE sem um acordo ou de pedir aos líderes europeus um adiamento do Brexit para depois de 29 de março.

UE fez "tudo o que podia para tranquilizar" o Reino Unido

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, considerou esta terça-feira que as instituições da União Europeia fizeram "tudo o que podiam para tranquilizar" o Reino Unido, esperando que "o bom senso prevaleça" na votação Câmara dos Comuns.

A fronteira entre as duas Irlandas tem sido um dos maiores obstáculos à aprovação do acordo do Brexit no Parlamento britânico. Na ilha que está dividida entre dois Estados teme-se que a saída do Reino Unido da União Europeia acabe com a livre circulação de pessoas e mercadorias.

Loading...

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, assegurou também que “não haverá mais oportunidades, nem mais interpretações das interpretações, nem garantias para as garantias” se o Parlamento britânico chumbar o acordo.

“Em política, às vezes temos segundas chances. E isso foi o que fizemos hoje. Não haverá mais oportunidades, nem mais interpretações das interpretações, nem mais garantias para as garantias se o Acordo de Saída for chumbado amanhã [terça-feira].”