Crise na Grécia

Grécia e Ucrânia dominam reunião de líderes da UE na estreia de Tsipras

Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, em Bruxelas, no primeiro Conselho Europeu em que participa o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e com a Grécia no centro da agenda de trabalhos.

Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras (Reuters/ Arquivo)
© Francois Lenoir / Reuters
No seguimento de um encontro extraordinário dos ministros das Finanças da zona euro, cujo objetivo foi o de escutar as propostas da Grécia para o pós-'troika' (o programa termina no final do mês), os chefes de Estado e de Governo dos 28 voltam ao tema, mas no âmbito da União Económica e Monetária (UEM).

No Eurogrupo de quarta-feira, o novo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, apresentou aos seus parceiros europeus as ideias e propostas do novo governo grego, mas ao fim de cerca de seis horas de discussões não houve entendimento quanto a um projeto de conclusões comum, e as discussões prosseguirão, hoje, ao nível de chefes de Estado e de Governo, e na próxima segunda-feira em mais uma reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro.

Na cimeira informal de hoje, em que Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, será ainda discutido o conflito no Leste da Ucrânia, com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o chefe de Estado francês, François Hollande, a darem conta das recentes iniciativas diplomáticas em Kiev e Moscovo.

A luta contra o terrorismo é outro dos temas do encontro, que começa às 13:00 (12:00 de Lisboa) com uma troca de impressões com o presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, sobre a proposta de utilização dos dados dos registos de identificação dos passageiros (diretiva "PNR") e que o PE se comprometeu hoje, em Estrasburgo, a concluir até ao final do ano.

A Comissão Europeia apresentará, em abril, uma comunicação sobre combate ao terrorismo, que será analisada no Conselho Europeu de junho.


Lusa