Orçamento do Estado 2015

Negócios Estrangeiros perdem 3,7 milhões de euros para representação externa

O Estado prevê gastar, no próximo ano, 344,8 milhões de euros em representação externa, menos 1,1% que em 2014, segundo a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2015, a que a Lusa teve acesso.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.
© Ray Stubblebine / Reuters

"A despesa total consolidada do Programa 005 - Representação Externa, em 2015, é de 344,8 milhões de euros, o que representa uma redução de 3,7 milhões de euros (-1,1%) face à estimativa de 2014, em parte justificada pela utilização de saldos", lê-se no documento, hoje entregue pelo Governo na Assembleia da República.

Na despesa total, quase metade (48%) diz respeito a encargos com pessoal, incluindo-se a rede de ensino de português no estrangeiro e a despesa com agentes da cooperação.

Por outro lado, o executivo estima um corte de seis milhões de euros na despesa com aquisições de serviços e com rendas nas entidades do ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), "a que acresce parte do impacto das medidas transversais" relativas à consolidação orçamental.

Na proposta de OE para 2015, o Governo destaca que o ministério dirigido por Rui Machete se tem empenhado na "racionalização dos recursos públicos" e em "contribuir para a redução estrutural da despesa pública".

"Seguindo esse espírito de racionalização e inovação, o MNE promoverá, em 2015, um conjunto de iniciativas consideradas como prioritárias para a prossecução das linhas de ação da política externa e essenciais para que o MNE possa desenvolver a sua missão de defesa dos interesses nacionais na vertente externa e de apoio às comunidades portuguesas".

 

 

 

 

 

Lusa