Sochi 2014

Google critica "homofobia russa" com arco-íris de apoio à comunidade gay

Na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia, a página de entrada do Google dedica ao evento um "doodle" com desenhos de desportos olímpicos, num fundo que reproduz as cores da bandeira da comunidade gay. Um "doodle político" que tem como alvo Vladimir Putin e as leis do Kremlin contra os homossexuais.

O "doodle" presta ainda homenagem à Carta Olímpica, adotada pelo Comité Olímpico Internacional, e que representa "o código dos Princípios Fundamentais, Regras e Estatutos" da organização daquele evento.

Por baixo do "doodle", a gigante tecnológica publica um excerto do documento:

"A prática desportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar desporto sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e desportivismo".

A Rússia tem sido muito criticada nos últimos meses pela aprovação de várias leis contra a homossexualidade e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Algunos desportistas exprimiram temer a discriminação durante os Jogos, tendo mesmo alguns ativistas e defensores dos direitos humanos apelado ao boicote à competição.

O Presidente russo Vladimir Putin, assegurou porém que todos os desportistas e amantes dos Jogos serão bem-vindos à competição, independentemente da sua orientação sexual.