Crise na Ucrânia

Pelo menos 143 mil pessoas deixaram a Ucrânia com destino à Rússia

Pelo menos 143.000 pessoas deixaram a Ucrânia com destino à Rússia, na sequência dos recentes acontecimentos que abalaram à antiga república soviética, disseram hoje responsáveis russos. 

© David Mdzinarishvili / Reuters

"De acordo com dados do serviço de fronteiras, 143 mil pessoas deixaram  a Ucrânia com destino à Rússia desde o início dos acontecimentos" no país,  declarou o senador Evgueni Buchmin, sublinhando que os dois países possuem  uma fronteira de perto de dois mil quilómetros. 

Uma responsável do serviço federal das migrações russo, Valentina Kazakova,  avançou o mesmo número.  

"Os acontecimentos trágicos na Ucrânia levaram a um aumento considerável  do número de pedidos dirigidos aos serviços migratórios regionais", declarou  Kazakova à agência noticiosa oficial russa Itar-Tass. 

"Durante as duas últimas semanas de fevereiro, pelo menos 143 mil pessoas  apresentaram um pedido. As pessoas estão confusas, assustadas e deprimidas",  acrescentou.  

O governador da região de Briansk (na fronteira ucraniana), Nikolai  Denin, declarou à Itar-Tass ter constatado um "fluxo de cidadãos ucranianos  que pretende ficar na Rússia até que a situação na Ucrânia se normalize".

O governador da região de Rostov, Vassili Golubev, indicou ter observado  também "um fluxo de cidadãos ucranianos na Rússia". 

     

Lusa