Voo MH370

Vinte e cinco países envolvidos em buscas por avião desaparecido na Malásia 

As autoridades da Malásia disseram hoje  que o número de países envolvidos na busca pelo avião desaparecido da Malaysia  Airlines subiu para 25, numa altura em que os esforços para localizar a  aeronave ganham novo impulso. 

© Edgar Su / Reuters

"O número de países envolvidos nas buscas e no resgate passou de 14  para 25, o que coloca novos desafios de coordenação e diplomacia aos esforços  de localização", disse o ministro malaio da Defesa e Transportes, Hishammuddin  Hussein. 

Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turquemenistão, Paquistão, Bangladesh,  Birmânia, Laos e França são os novos países envolvidos nas buscas pelo avião  da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana com 239 pessoas  a bordo. 

O ministro indicou também que pediram aos novos países informação especial,  como análise de dados de satélite e radares, bem como qualquer elemento  de busca terrestres e marítima. 

O pedido de ajuda surge depois de as investigações confirmarem que o  avião da Malaysia Airlines mudou de rumo deliberadamente e se dirigiu para  oeste. 

Os novos dados, divulgados pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib  Razak, no sábado, abrem duas zonas de investigação: uma franja que vai do  norte da Tailândia até ao Cazaquistão e Turquemenistão e outro corredor  que parte da Indonésia e entra pelo oceano Índico a oeste da Austrália.

Ainda que as autoridades da Malásia evitem falar em sequestro, o primeiro-ministro afirmou que os sistemas de comunicações do avião foram desligados de forma  deliberada, bem como a mudança de rumo. 

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada de 08 de março e desapareceu do radar 40 minutos depois de descolar. 

O avião transportava 227 passageiros, incluindo sete menores, e uma  tripulação de 12 malaios. 

 

Lusa