Ciência

Trinta jovens foram astronautas por um dia e experimentaram gravidade zero

Um grupo de 30 jovens embarcou num voo parabólico que simulou a ausência de gravidade da lua e de Marte. Astronauta por um dia é um projeto pioneiro da Agência Espacial Portuguesa, que vai já no quarto ano consecutivo. A iniciativa coincidiu com a antestreia de um filme de um realizador português sobre a vida de um astronauta.

Loading...

Primeira ilha dos açores descoberta pelos navegadores portugueses, a única do arquipélago onde é possível encontrar jazidas de fósseis marinhos e praias de areia branca, Santa Maria é sede da agência espacial portuguesa e acolhe um projeto pioneiro. Selecionados em escolas do continente e ilhas, jovens embarcam num voo que simula a ausência de gravidade da lua e de Marte.  

O projeto “Astronauta por um dia já levou 120 estudantes a experimentarem o espaço sem saírem da atmosfera terrestre. 

Com a física a tornar possível a simulação de um voo de gravidade zero, esta experiência única pode ser o passo inicial para o primeiro astronauta português no espaço. 

Em setembro de 2026, um novo grupo de 30 estudantes saberá o que é ser astronauta por um dia. 

De astronauta a estrela de cinema 

Coordenador de astronautas na Agência Espacial Europeia, Andreas Mogensen foi o primeiro dinamarquês a ir ao espaço. Estudou Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.  

Antes de embarcar numa missão à Estação Espacial Internacional, aceitou o convite do realizador Miguel Gonçalves Mendes para ser protagonista do filme “O espaço entre nós, em antestreia na ilha de Santa Maria. 

O filme de Miguel Gonçalves Mendes sobre o astronauta estreia nos cinemas no início do próximo ano.