Cultura

Parlamento saúda Caretos de Podence, Património Imaterial da Humanidade

Tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros.

Parlamento saúda Caretos de Podence, Património Imaterial da Humanidade
PEDRO SARMENTO COSTA

O parlamento saudou esta sexta-feira a classificação dos Caretos de Podence, "símbolo da cultura nordestina, um legado incontestável na memória coletiva", como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, decidida em 12 de dezembro.

No voto apresentado pelo PS, aprovado por unanimidade, lê-se que as festas de inverno "constituem hoje o expoente máximo da Cultura imaterial transmontana" que "permitiram, na antiga sociedade rural, inserir os jovens na sociedade".

Os tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros passam a estar integrados numa lista mundial onde Portugal já tem o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados "Bonecos de Estremoz".

As "Festas de Inverno Carnaval de Podence" foram a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal nesta que é a XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação.

A classificação dos Caretos de Podence foi anunciada, em 12 de dezembro, na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Bogotá, Colômbia.

Caretos festejam ao som dos chocalhos estatuto de Património da Humanidade