O filme "Listen" já não vai aos Óscares, como candidato à categoria de Melhor Filme, depois de ser rejeitado pela Academia de Cinema de Hollywood como representante português por ser falado maioritariamente em língua inglesa. A decisão prende-se com o incumprimento da regra que obriga a que pelo menos 50% do filme seja falado em língua não-inglesa.
A realizadora Ana Rocha de Sousa considera que o filme foi colocado de lado por questões de matemática e que a situação é "absolutamente questionável do ponto de vista humano".
A realizadora de "Listen" afirma que, perante a matemática, o denunciar das situações que "realmente interessam" no filme não foi relevante.
Deixa um agradecimento à Academia Portuguesa de Cinema por "não ter castrado" o filme, mesmo tendo conhecimento da regra dos 50%, e por ter conseguido ver para lá dos limites de "uma regra tão fechada".
"É fundamental compreender o porquê deste filme ser passado em Inglaterra e o porquê deste filme ser tão falado em inglês. Faz parte da narrativa do filme. Faz parte da essência e da alma do filme".
"Listen" conta a história de uma família portuguesa emigrada em Londres a quem é retirada a guarda dos 3 filhos por suspeitas de maus tratos.