Cultura

Fachada do Mosteiro de Alcobaça sofre a primeira intervenção em 300 anos

Edgar Ascensão

Edgar Ascensão

Repórter de Imagem

Marco Neiva

Marco Neiva

Editor de Imagem

A fachada do Mosteiro de Alcobaça está a ser restaurada desde julho do ano passado. É a primeira intervenção do género na frente da igreja em quase 300 anos.

Uma obra que está incluida na candidatura da Direção Geral do Património Cultural ao programa de financiamento europeu centro 2020, comparticipado com fundos europeus ....para devolver ao monumento património mundial da humanidade, uma aparência só vista em 1725 depois da reconstrução da fachada atual da igreja.

Depois de quase 300 anos de degradação da pedra de calcário e do mármore nas estátuas da fachada, que também surpreendeu os conservadores que puderam observar de perto, pormenores até agora desconhecidos na construção e em esculturas como a de Nossa Senhora, que depois de tratada se descobriu que foi feita a partir de um bloco de Mármore de Carrara...conhecido pelo elevado grau de pureza

Um trabalho que revelou várias descobertas que já deram origem a um estudo multidisciplinar da fachada. A equipa de conservação do monumento estima que a obra esteja concluída em julho.

  • 16:26