Cultura

Sessão de Cinema: “Entrevista com o Vampiro”

Tom Cruise e Brad Pitt, ou a noite dos vampiros
Tom Cruise e Brad Pitt, ou a noite dos vampiros
Produzido em 1994, o filme fantástico que adapta o “best-seller” de Anne Rice possui um elenco invulgar liderado pela dupla Tom Cruise/Brad Pitt.

Tempos em houve em que o conceito de “filme-de-vampiros” foi uma referência importante do chamado cinema popular — recordemos, em particular, ao longo das décadas de 1950/60, as produções dos estúdios britânicos Hammer, sobretudo através dos títulos em que a personagem de Drácula foi interpretada por Christopher Lee. “Entrevista com o Vampiro”, agora disponível em streaming, é uma variação tardia sobre essa tradição, realizada com sofisticada elegância pelo irlandês Neil Jordan.

O filme baseia-se no “best-seller” homónimo da americana Anne Rice, publicado em 1976. O filme levou quase décadas a ser concretizado (trata-se de uma produção de 1994), devido a problemas vários, de conflitos sobre direitos autorais até muitas discordâncias sobre o elenco — a própria Anne Rice, também responsável pelo argumento, via no francês Alain Delon a escolha certa para Louis de Pointe du Lac, o vampiro que conta a sua história de alguns séculos ao jornalista Daniel Molloy.

Brad Pitt acabaria por ser o intérprete de Louis, com Tom Cruise como Lestat de Lioncourt, seu “criador” e companheiro. Christian Slater surge como Daniel. Noutros papéis importantes encontramos Stephen Rea (presença frequente nos filmes de Neil Jordan), Antonio Banderas e Kirsten Dunst (a precoce actriz americana, com 11 anos no momento da rodagem).

O impacto de “Entrevista com o Vampiro” (entrou no nono lugar do Top 10 dos títulos mais rentáveis de 1994, comandado por “O Rei Leão”) não será estranho ao facto de o trabalho de Neil Jordan conseguir recuperar uma certa aura romântica deste género de narrativas. Sem esquecer que dois contributos são fundamentais para os estranhos ambientes noturnos em que tudo acontece: a direcção fotográfica do francês Philippe Rousselot e o guarda-roupa concebido pelo italiano Dante Ferretti.

HBO Max

Últimas Notícias
Mais Vistos