Cultura

"Inédita nomeação" de filme português para os Óscares é "motivo de confiança"

"Inédita nomeação" de filme português para os Óscares é "motivo de confiança"
RODRIGO ANTUNES

Numa mensagem no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa fez um reconhecimento a todo o cinema português. A curta-metragem de animação "Ice Merchants", de João Gonzalez, está nomeada para os Óscares, o que é inédito para o cinema português, segundo a lista de nomeados anunciada esta terça-feira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu à nomeação de um filme português para os Óscares com um reconhecimento a todo o cinema português.

Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo destaca a "inédita nomeação de um filme português para os Óscares" e a "anunciada presença de duas obras de João Canijo no Festival de Berlim". O Presidente considera que são "novos motivos de regozijo e de confiança".

Pela primeira vez, há um filme de produção portuguesa a integrar os nomeados para os Óscares, com "Ice Merchants", realizado por João Gonzalez, candidato ao prémio de melhor curta-metragem de animação. Antes de chegar às nomeações dos Óscares, "Ice Merchants" teve uma estreia premiada em 2022 na Semana da Crítica no Festival de Cinema de Cannes, em França.

À SIC Notícias, Bruno Caetano assumiu que este momento "é uma celebração que o cinema português tem qualidade". O produtor da obra acredita que a nomeação para os Óscares pode servir para o público "ter mais interesse em ir ver" produções de autores nacionais.

Na mesma nota da Presidência é ainda recordado que o "reconhecimento internacional do cinema português tem merecido ao Presidente da República a devida atenção", entre mensagens, encontros ou a recente distinção atribuída a Abi Feijó.

Além de "Ice Merchants", na corrida a uma nomeação estavam também "O homem do lixo", de Laura Gonçalves, na categoria de melhor curta de animação, e "O lobo solitário", de Filipe Melo, para o Óscar de melhor curta-metragem, em imagem real, que não conseguiram uma nomeação.

A cerimónia da 95.ª edição dos Óscares está marcada para 12 de março.

Últimas Notícias
Mais Vistos