As nomeações para a 95.ª edição dos prémios da Academia norte-americana das Artes e Ciências Cinematográficas foram conhecidas esta terça-feira. A cerimónia de entrega das estatuetas douradas está marcada para 12 de março, em Los Angeles.
A lista de nomeados nas 23 categorias foi anunciada pelos atores Riz Ahmed e Allison Williams.
O filme "Tudo em todo o lado ao mesmo tempo", de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, lidera a corrida, com 11 nomeações, numa edição em que, pela primeira vez, há um filme português nomeado.
A curta de animação portuguesa "Ice Merchants", de João Gonzalez e Bruno Caetano, está entre os nomeados, o que é inédito para o cinema português.
Pela primeira vez, há um filme de produção portuguesa a integrar os nomeados para os Óscares, com “Ice Merchants”. Na corrida a uma nomeação estavam também "O homem do lixo", de Laura Gonçalves, na categoria de melhor curta de animação, e "O lobo solitário", de Filipe Melo, para o Óscar de melhor curta-metragem, em imagem real.
"Ice Merchants" é o terceiro filme de João Gonzalez, tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido.
De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o filme de João Gonzalez já passou por mais de uma centena de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por 8.425 espectadores.
Para o Óscar de melhor curta-metragem de animação estão ainda nomeados "The Boy, the Mole, the Fox and the Horse", de Charlie Mackesy e Matthew Freud, "The Flying Sailor", de Amanda Forbis e Wendy Tilby, "My Year of Dicks", de Sara Gunnarsdóttir, e "An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It", de Lachlan Pendragon.
A Associated Press lembra que este ano, ao contrário de 2022, grande parte dos filmes nomeados estreou-se nas salas de cinema e obteve substanciais resultados de bilheteira, nomeadamente as sequelas de "Top Gun" e "Avatar". Juntos, estes dois filmes fizeram 3,2 mil milhões de euros de receitas globais.
O 'biopic" de Baz Luhrmann sobre Elvis Presley soma oito nomeações, nomeadamente para Austin Butler como Melhor Ator, e "Os Fablemans", o filme semibiográfico de Steven Spielberg segue com sete nomeações, entre as quais para Melhor Banda Sonora, de John Williams.
Este compositor foi nomeado pela 53.ª vez e mantém o recorde de personalidade viva mais nomeada na história dos Óscares.
Melhor Filme:
"Tudo ao mesmo tempo em todo o lado", uma produção independente de ficção científica sobre universos paralelos, está indicada para os Óscares de Melhor Filme ou Realização e também nas categorias de representação, nomeadamente para Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu e Ke Huy Quan, o ator que em criança entrou em "Indiana Jones e o Templo Perdido" (1984).
Para o Óscar de Melhor Filme, estão também nomeados "Os espíritos de Inisherin" (Martin McDonagh), "Os Fablemans" (Steven Spielberg), "Tár" (Todd Field), "A oeste nada de novo" (Edward Berger), "Top Gun: Maverick" (Joseph Kosinski), "Elvis" (Baz Luhrmann), "Avatar: O caminho da água" (James Cameron), "A voz das mulheres" (Sarah Polley) e "Triângulo da Tristeza" (Ruben Ostlund).
Melhor Realização:
Para o Óscar de Melhor Realização competem Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Steven Spielberg, Todd Field e Ruben Ostlund.
Melhor Argumento Original:
Melhor Argumento Adaptado:
Melhor Ator Principal:
Estão indicados Brendan Fraser ("A Baleia"), Colin Farrell ("Os espíritos de Inisherin"), Austin Butler ("Elvis"), Bill Nighy ("Living") e Paul Mescal ("Aftersun").
Melhor Atriz Principal:
Ana de Armas ("Blonde"), Cate Blanchett ("Tár"), Andrea Riseborough ("To Leslie"), Michelle Williams ("Os Fabelmans") e Michelle Yeoh estão nomeadas para o Óscar de Melhor Atriz.
Melhor Ator Secundário:
Melhor Atriz Secundária:
Melhor Guarda-Roupa:
Melhor Filme de Animação:
"Pinóquio", "Marcel the Shell With Shoes On", "Gato das Botas: O último desejo", "The Sea Beast" e "Turning Red - Estranhamente Vermelho" estão na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação.
Melhor Documentário:
Melhor Filme Internacional:
Para o Óscar de Melhor Filme Internacional surgem "A oeste nada de novo" (Alemanha), "Argentina, 1985" (Argentina), "Close" (Bélgica), "EO" (Polónia) e "The Quiet Girl" (Irlanda).