Há várias iniciativas espalhadas pelo país como a Feira do Livro de Poesia que regressa ao Jardim da Parada pela primeira vez em quatro anos. A iniciativa acontece em Campo de Ourique, em Lisboa, freguesia que é também a da última morada de Fernando Pessoa.
A Casa Museu dedicada ao poeta e ao seu legado para a história do país e da literatura, abriu as portas de forma gratuita a todos os que queiram conhecer, a coleção de livros de Pessoa, elevada a tesouro nacional.
A freguesia de Campo de Ourique foi decorada com vários versos para celebrar a poesia, que por estes dias vai ocupar o Jardim da Parada.
O exemplar da primeira edição da "Mensagem" de Fernando Pessoa, de 1934, é uma das raridades que o livreiro Miguel de Carvalho fez questão de trazer para o regresso da Feira do Livro de Poesia ao Jardim da Parada.
Para além do regresso da feira ao Jardim da Parada, onde ficará até domingo, há outras iniciativas dedicadas à poesia espalhadas pelo país.
No Porto, por exemplo, celebra-se o centenário de Eugénio de Andrade com leituras em estações de metro e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett durante o fim de semana e, no domingo, a Casa da América Latina em Lisboa organiza uma Festa da Poesia com lançamento de livros, música e gastronomia latino-americana.