Cultura

Ativistas criticam spin-off de Senhor dos Anéis após morte de cavalo nas filmagens

O grupo de ativistas pelos direitos dos animais pede a que as produções de séries e filmes usem CGI em vez de animais verdadeiros para as suas cenas. Não é a primeira vez que a franquia é acusada de maltratar cavalos nas suas filmagens.

Ativistas criticam spin-off de Senhor dos Anéis após morte de cavalo nas filmagens
Canva

Após um cavalo ter morrido durante as filmagens da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, o grupo Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) condenou o uso de animais na produção.

A 21 de março, durante a produção da segunda temporada da série Anéis do Poder, um spin-off do Senhor dos Anéis, um dos cavalos utilizados para as filmagens entrou em paragem cardíaca e morreu.

Um dos porta-voz da produtora Amazon Studios afirmou que a equipa está “profundamente triste por confirmar que um cavalo morreu”.

Da mesma forma, o porta-voz informou que que o incidente ocorreu de manhã, antes das filmagens começarem. Um veterinário e um representativo da American Humane Association estavam presentes no local e confirmaram a causa da morte: paragem cardíaca.

O cavalo estava rodeado de outros 20, sendo que, no total, estavam 30 cavalos presentes. Após estas informações, o grupo Peta pronunciou-se em relação ao incidente.

"Parece que viver no subsolo com os Orcs [criaturas míticas da série] é normal para os produtores de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, porque eles têm a opção de usar CGI, equipamentos mecânicos e outros métodos humanitários", disse a vice-presidente sénior da Peta, Lisa Lange, que acrescentou que "a Peta pede aos criadores do programa – e todos os outros produtores – para assumir uma nova missão sem usar cavalos verdadeiros”.

A empresa que fornece os cavalos à produção do spin-off do Senhor dos Anéis é a Devil's Horsemen, fornecedora de séries como A Guerra dos Tronos, A Coroa e Transformers.

Não é a primeira vez que a produção do Senhor dos Anéis é acusada de mau tratamento dos animais que utiliza para as suas filmagens.

Já em 2021, o realizador Peter Jackson do Hobbit: Uma Viagem Inesperada, pronunciou-se em relação a acusações que alegavam que tinham morrido três cavalos e outros seres vivos durante a produção.

"A produção lamenta que Peta tenha feito uma alegação tão séria, que afligiu muitos dos dedicados nova zelandeses que trabalharam com os animais no filme", escreveu Jackson no Facebook.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder é uma prequela aos filmes de O Senhor dos Anéis, situada na “Terra Média” milhares de anos antes dos eventos dos filmes.

A primeira temporada da série foi um sucesso, tendo atraído 25 milhões de espetadores nas primeiras 24 horas do seu lançamento.