Cultura

Morreu a poetisa Adília Lopes, aos 64 anos

Adília Lopes, pseudónimo de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, morreu no Hospital São José, em Lisboa, onde estava internada.

Loading...

Morreu esta segunda-feira aos 64 anos a poetisa Adília Lopes, avança o jornal Público. Estava internada no Hospital de São José, em Lisboa.

Nascida em 1960, estreou-se na literatura em 1985 com a obra "Um Jogo Bastante Perigoso", tendo editado 36 livros.

Licenciada em Literatura e Linguística Portuguesa e Francesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especializou-se em Ciências Documentais.

A sua obra inclui títulos como "O Poeta de Pondichéry", "Manhã", "Bandolim", "Estar em Casa", "Dias e Dias" e "Choupos".

Este ano reuniu a sua obra em "Dobra" (2024), numa edição com poemas inéditos.

Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, pseudónimo de Adília Lopes, contribuiu ainda para a organização dos espólios de grandes nomes da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa, Vitorino Nemésio e José Blanc de Portugal.

Mais Vistos do