Cultura

XJazz arranca com concerto de Mário Laginha

Até agosto, o XJazz leva um conjunto de espetáculos que serão “momento de exceção em localidades marcadas pela paisagem, património e autenticidade”. No primeiro concerto, numa aldeia do concelho de Oliveira do Hospital, atuou Mário Laginha, músico com quatro décadas de carreira na área do jazz.

XJazz arranca com concerto de Mário Laginha
Facebook Mário Laginha

Um concerto de Mário Laginha na Igreja Matriz da Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, abre na noite deste sábado a edição de 2025 do XJazz.

O espetáculo do pianista português tem início às 22:00 e é um dos três anunciados pela Rede das Aldeias do Xisto e pelo Jazz ao Centro Clube para o 15.º XJazz - Encontros de Jazz nas Aldeias do Xisto.

Entre abril e agosto, o XJazz leva um conjunto de espetáculos que serão "momento de exceção em localidades marcadas pela paisagem, património e autenticidade", descreveram as entidades responsáveis pelos encontros.

No primeiro concerto programado atua Mário Laginha, músico com quatro décadas de carreira na área do jazz, mas, também, incursões nas sonoridades brasileiras e africanas e também nos registos pop e clássico.

A música continua

O XJazz prossegue em 10 de maio, com a dupla Cláudia Franco e Filipe Duarte em Figueira, no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

O espetáculo intimista proposto para o pátio da Casa Ti'Augusta cruza jazz, fado e canções em português com novos arranjos.

Para Fajão, aldeia do concelho de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, o XJazz reservou a atuação do coletivo de percussão e gamelão Ensemble Nist-Nah.

O espetáculo, agendado para o dia 21 de junho, leva à Praça da Cadeira sonoridades do sudeste asiático numa abordagem contemporânea e experimental com assinatura do projeto liderado pelo percussionista australiano Will Guthrie, atualmente radicado em Nantes, França.

XJazz nasceu há 13 anos

Para julho e agosto estão previstos os restantes concertos, com artistas que serão anunciados em breve.

O XJazz é uma iniciativa que começou em 2012, "aliando a dimensão criativa aos recursos endógenos do território - património, tradição, gastronomia, natureza, paisagem natural e cultural - valorizando lugares e comunidades".