Desporto

Oscar Pistorius condenado a 5 anos de prisão

Oscar Pistorius foi condenado a passar os próximos 5 anos na prisão. A sentença do campeão paralímpico foi lida hoje no tribunal de Pretória, na África do Sul, onde há um mês já tinha sido condenado pelo homicídio involuntário da namorada Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013.

© POOL New / Reuters
O acusado "é condenado a uma pena máxima de cinco anos de prisão", declarou a juíza Thokozile Masipa. Pistorius foi ainda condenado a três anos de pena suspensa pelo uso imprudente de uma arma de fogo.

O tribunal rejeitou o cenário de homicídio premeditado, mas deliberou que os disparos não foram acidentais. 

Ao tribunal a defesa tinha pedido prisão domiciliária durante três anos, seguida de trabalho comunitário devido à falta de condições das prisões sul-africanas para reclusos com as necessidades e deficiências de Oscar Pistorius. Contudo, a juíza rejeitou tais argumentos e garantiu que o sistema prisional sul-africano está preparado para casos como o do atleta. 

"A pena sem prisão iria enviar uma mensagem errada à sociedade, mas uma longa pena de prisão não seria também apropriada", disse a juíza.

O Ministério Público havia pedido 10 anos de prisão. 

Ao longo de seis meses de julgamento, Oscar Pistorius, de 27 anos, garantiu sempre ter atingido a tiro a namorada por engano, por julgar tratar-se de um ladrão que estava dentro da casa de banho. 

O primeiro atleta paralímpico a participar nas Olimpíadas estava desde 12 de setembro em liberdade, sob caução. Enfrenta agora cinco anos atrás das grades, uma pena poderia ir até aos 15 anos.