Desporto

Ouro de Fu Yu, prata de Fernando Pimenta e Portugal com 11 pódios em Minsk

SERGEY DOLZHENKO

Além dos dois ouros, a seleção lusa soma mais nove medalhas nos II Jogos Europeus.

Portugal conquistou esta quarta-feira a medalha de ouro por Fu Yu no ténis de mesa e de prata pelo canoísta Fernando Pimenta, atingido assim 11 subidas ao pódio nos Jogos Europeus em Minsk, mais um do que em Baku 2015.

Aos 40 anos, Fu Yu, que já tinha conquistado a prata nos Europeus de 2016, estreou-se a fazer tocar o 'A Portuguesa' 18 anos depois de chegar a Portugal para jogar no GD Estreito, da Madeira, onde ainda vive, e seis após se ter naturalizado.

Quando chegou à final, que venceu por 4-2 sobre a alemã Han Ying, com os parciais de 11-5, 11-8, 9-11, 9-11, a atleta tinha a tranquilidade de, pelo menos, ter garantido a medalha.

E, não menos importante, o sossego do lugar assegurado nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, graças à presença na final da competição individual. O ouro por equipas, que Portugal defende no setor masculino, valerá o mesmo.

O décimo pódio luso chegara horas antes, pelo 'inevitável' Fernando Pimenta em K1 1.000. O limiano liderou até aos 700 metros, até que o húngaro Balint Kopasz atacou e não voltou a largar o comando.

Pimenta ainda reagiu, na altura em que estava preparado para o fazer, mas ficou a 112 milésimos de segundo do ouro, repetindo a prata de Baku2015, antes de lutar novamente pelo ouro na quinta-feira, em K1 5.000, distância em quer também foi segundo há quatro anos.

A canoagem terá seis finais na quinta-feira, incluindo, além da de Pimenta, as duas de K4 500, a de K1 5.000 e K2 200 femininos e a C1 200 masculinos, com a presença de Hélder Silva.

A seleção de futsal, que defende o bronze, reentrou nas contas do apuramento para as meias-finais, após golear a Roménia por 8-2: o desafio com a Bielorrússia, na quinta-feira, vai decidir a sua sorte no grupo A.

No badminton, Sónia Gonçalves e Benardo Atilano concluíram a fase de grupos no terceiro lugar, pelo que ambos terminaram o seu desempenho em Minsk.

No tiro a 25 metros, Joana Castelão foi 22.ª entre 35 competidoras. Depois de ter somando na terça-feira 291 pontos (98+96+97) na prova de precisão, o 10.º melhor desempenho, hoje fez 282 pontos (93+93+96) na de rapidez, sendo que o acumulado lhe deu o 22.º lugar.

Esta quarta-feira, Fu Yu conquistou a segunda medalha de ouro para Portugal nos Jogos Europeus, após a de Carlos Nascimento, nos 100 metros, sendo também o segundo ouro no ténis de mesa no evento, depois de a equipa masculina ter vencido em Baku2015.

Além dos dois ouros, a seleção lusa soma mais nove medalhas nos II Jogos Europeus, cinco das quais de prata, alcançadas pela equipa de judo na prova mista, pelo ciclista Nelson Oliveira (contrarrelógio), pelas ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, em combinado e no exercício dinâmico, e por Fernando Pimenta em K1 1.000.

Na prova de equilíbrio, as ginastas ainda conseguiram uma medalha de bronze, também alcançada pela judoca Telma Monteiro (-57 kg), pela estafeta mista dos 4x400 metros e por Diogo Ganchinho nos trampolins.


Lusa