Desporto

Decisão da FIFA sobre Berenguer não deve dar força à queixa do Sporting sobre João Mário

SIC falou com um especialista em direito desportivo para perceber se esta decisão da FIFA podia dar força aos argumentos do Sporting, mas no entender do advogado, os casos não podem ser comparáveis.

Loading...

A FIFA validou uma cláusula anti-rival referente à transferência de um jogador espanhol, mas o caso será diferente do de João Mário, que surpreendeu ao transferir-se para o Benfica depois de ser campeão pelo Sporting.

O Sporting está a preparar uma queixa que vai apresentar à FIFA e ao Tribunal Arbitral do Desporto sobre a transferência de João Mário para o Benfica. Reclama uma indemnização de 30 milhões de euros correspondente a uma cláusula anti-rivais definida em 2016, aquando a saída do médio do Sporting para o Inter.

A recente decisão da FIFA, que validou uma clausula anti rival, a favor do clube que a reclamava, foi interpretada como um sinal positivo para o Sporting no caso João Mário.

O Sporting defende que o Inter e João Mário tentaram contornar a cláusula prevista ao cessarem contrato antes da transferência para o Benfica. Até porque, dizem os campeões nacionais, tinham apresentado uma proposta de cerca de 5 milhões de euros que foi rejeitada, para depois o jogador sair a custo zero para o Benfica.