Desporto

Ciclovia vai ligar os locais de competição dos Jogos Olímpicos em Paris

Até ao início dos Jogos, deverão ser construídos cerca de 30 quilómetros de ciclovia, devidamente sinalizados e com alusões aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Ciclovia vai ligar os locais de competição dos Jogos Olímpicos em Paris
GONZALO FUENTES

Uma rede de 60 quilómetros de ciclovias vai ligar os locais de competição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, anunciou esta sexta-feira a câmara municipal da capital francesa, indicando também um aumento dos parques para bicicletas.

Até ao início dos Jogos, no verão de 2024, deverão ser construídos cerca de 30 quilómetros de ciclovia, devidamente sinalizados e com alusões aos dois eventos.

A rede deverá manter-se depois dos Jogos, bem como parte dos 10.000 lugares que serão disponibilizados para estacionamento de bicicletas.

O município anunciou também o lançamento de um concurso público para aumentar em 3.000 o número de bicicletas disponíveis para uso.

Paris vai acolher os Jogos Olímpicos de 2024, entre 26 de julho e 11 agosto, e será também palco dos Jogos Paralímpicos, de 28 de agosto a 8 de setembro.

"Phryges" são as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024

O Comité Olímpico Internacional (COI) já divulgou as imagens das mascotes que serão embaixadoras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024: as “Phryges”. Pela primeira vez, a mascote que representa os Paralímpicos apresenta uma deficiência visível.


Comité Olímpico Internacional

A “Phryges Olímpica” e a “Phryges Paralímpica” têm “uma missão importante” a desempenhar: “Mostrar ao mundo que o desporto pode mudar tudo e que merece ter um papel importante na sociedade”, pode ler-se na página oficial do COI.

Apesar das mascotes serem uma tradição desde os Jogos Olímpicos de inverno de 1968, este ano traz uma novidade: é a primeira vez que a mascote que representa os Paralímpicos apresenta uma deficiência visível. O “Phryges Paralímpica” tem uma perna biónica.

É tradição que as mascotes estejam relacionada com a história do país anfitrião. Na edição Tóquio 2020 – que foi adiada para 2021 devido à pandemia de covid-19 – a mascote chamava-se Miraitowa, um nome que deriva das palavras japonesas “mirai” (futuro) e “towa” (eternidade).