Desporto

Dos tropeços às glórias: a história de FC Porto e SC Braga na Taça de Portugal

Os "dragões", atuais campeões da Taça de Portugal, voltam ao Jamor para defender um estatuto alcançado 18 vezes em 32 presenças. Os “arsenalistas”, que disputaram sete finais da prova rainha, venceram as últimas duas em que estiveram presentes.

Taça de Portugal
Taça de Portugal
FPF

O FC Porto, detentor do troféu, disputam este domingo a sua 33.ª final da Taça de Portugal, num percurso oposto ao do Sporting de Braga, que, dois anos depois, jogará a decisão pela oitava vez.

Um ano depois de terem batido o Tondela no Jamor (3-1), os “dragões” voltam ao Estádio Nacional para defender um estatuto alcançado 18 vezes em 32 presenças, ou seja o de vencedor da prova rainha do futebol nacional.

A formação portista participou neste século em 12 finais, tendo vencido oito, sendo o emblema que mais vezes conquistou a prova desde 2001, ainda que o Benfica seja o recordista de triunfos em termos absolutos (26) e de presenças na decisão (38), desde a primeira edição, em 1938/39.

Da acensão ao inédito “tri”: a história do FC Porto

O FC Porto já defrontou 14 emblemas na decisão da prova, sendo as “águias” o maior carrasco, com oito vitórias em 10 finais disputadas entre ambos.

Sporting (cinco vezes), Sporting de Braga (três), Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães, ambos por duas vezes, Torreense, Leixões, Rio Ave, Beira-Mar, Boavista, Marítimo, União de Leiria, Paços de Ferreira, Desportivo de Chaves e Tondela, todos por uma, foram os outros oponentes.

As quatro primeiras presenças do FC Porto na final da Taça ditaram duas derrotas com o Benfica (1952/53 e 1958/59) e outros tantos triunfos sobre o Torreense (1955/56) e as "águias" (1957/58). Na década de 60, os “dragões” participaram em três finais, mas apenas com um triunfo, em 1967/68, sobre o Vitória de Setúbal, tendo perdido as restantes para Leixões e Benfica.

Depois de nove anos sem alcançar a decisão, o FC Porto voltaria à final em 1977, com um triunfo sobre o Sporting de Braga, sendo que desde então somou 24 presenças em 45 possíveis, e venceu 14.

Entre 2009 e 2011, os portistas conseguiram um inédito “tri” na prova, ao baterem, de forma consecutiva, Paços de Ferreira, Desportivo de Chaves e Vitória de Guimarães.

100% nas últimas duas finais: a história do SC Braga

Os bracarenses, com sete participações na final da Taça, venceram o troféu em três ocasiões, sendo que as duas últimas presenças saldaram-se em outras tantas vitórias, a última das quais em 2020/21, precisamente diante dos "encarnados" (2-0), que no ano anterior tinham sido batidos pelos 'azuis e brancos' (2-1).

A segunda conquista dos minhotos sucedeu 50 anos após a primeira vitória, numa decisão em que se impuseram ao FC Porto, em 2015/16, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o empate 2-2 que se registou no final do prolongamento.

Em 1965/66, os “arsenalistas” atingiram a final da Taça de Portugal pela primeira vez e arrebataram-na, perante o Vitória de Setúbal, num percurso em que eliminaram os dois 'grandes' de Lisboa, nos 'quartos' (Benfica) e nas 'meias' (Sporting).

Seguir-se-iam quatro apuramentos para a decisão, mas nenhum deles com o sucesso obtido na estreia, já que foram derrotados pelo FC Porto duas vezes (1977 e 1998) e outras tantas pelo conjunto de Alvalade (1982 e 2015).