Desporto

"Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações": as reações à morte de Manuel Fernandes

O ex-futebolista e treinador Manuel Fernandes morreu na quinta-feira aos 73 anos, na sequência de doença prolongada.

"Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações": as reações à morte de Manuel Fernandes
Gualter Fatia

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, classificou esta sexta-feira como "um herói de várias gerações" o antigo futebolista Manuel Fernandes, que morreu na quinta-feira, e referiu que o "coração sportinguista está em sofrimento".

"Partiu um dos melhores da história do Sporting Clube de Portugal, um dos melhores da história do futebol português. Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações. O coração Sportinguista está em sofrimento", escreveu Varandas, numa mensagem divulgada pelo clube.

O presidente dos 'leões' enviou os pêsames à família e aos amigos de Manuel Fernandes, a quem se referiu como: "o nosso capitão".

Além de Frederico Varandas, várias figuras do mundo do futebol, organismos e clubes, nomeadamente José Mourinho e Cristiano Ronaldo, já lamentaram a morte de Manuel Fernandes.

Para José Mourinho Manuel Fernandes será sempre o seu treinador, lembrando-se dos tempos que foi o ex-futebolista do Sporting e também treinador a dar-lhe oportunidade no futebol profissional.

"Um grande homem, um jogador extraordinário, um amigo verdadeiro, o homem que acreditou num miúdo e levou-me para o futebol profissional. Deixou-nos e será um dia difícil de trabalho para mim, mas ainda o consigo ouvir 'vamos lá, Zé'. O meu treinador, Manuel Fernandes para sempre", escreveu Mourinho nas redes sociais.

Mourinho, atual treinador do Fenerbahçe e técnico português de maior prestígio, trabalhou com Manuel Fernandes quando integrou a formação do Vitória de Setúbal, mas também quando esteve ligado à prospeção na Ovarense e quando foi adjunto em equipas técnicas do Estrela da Amadora e Sporting.

Por seu lado, o internacional português Cristiano Ronaldo publicou igualmente nas redes sociais uma mensagem de pesar.

"Descansa em paz, Manuel Fernandes", escreveu o avançado que está ao serviço da seleção nacional no Euro2024.

A homenagem dos leões ao “eterno capitão”

Num vídeo de agradecimento, os leões recordam os momentos mais marcantes da carreira de Manuel Fernandes.

“É uma perda muito grande para o futebol português e mundial”

O presidente e o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes e Humberto Coelho, também já lamentaram a morte de Manuel Fernandes, lembrando a carreira brilhante do antigo internacional português, um "exímio finalizador".

"Foi com profunda tristeza que tive conhecimento da morte do Manuel Fernandes, um jogador extraordinário, um homem simples e bom, um grande capitão e uma enorme referência do Sporting Clube de Portugal", assinalou o dirigente máximo da FPF.

Fernando Gomes lembrou o percurso do avançado por CUF, Sporting e Vitória de Setúbal, mas também a representação das seleções AA, B e sub-21.

"Foi uma inspiração para jogadores de várias gerações e será visto para sempre como uma das figuras maiores do nosso futebol", acrescentou.

Num vídeo enviado às redações, Humberto Coelho deixou uma mensagem de condolências à família e ao Sporting e relembrou “momentos inesquecíveis” que viveu com o antigo avançado.

“Lamento a morte de Manuel Fernandes. Era um grande jogador, um grande adversário e representava um grande clube”, começou por dizer o antigo jogador e treinador.

“Tivemos momentos inesquecíveis dentro de campo e fora dele. É uma perda muito grande para o futebol português e mundial. Um grande colega da seleção, que em campo colocava tudo para ganhar. Era fundamental”, destacou.

"Um grande amigo. Partilhámos juntos a Seleção Nacional. Partilhámos o jogo do futebol. É isso que vai ficar para a memória de todos, daqueles que jogámos, que convivemos com ele e dos adeptos do futebol", concluiu.

Nas redes sociais, a Seleção já lamentou a morte do futebolista que “marcou uma geração”.

Também numa publicação nas redes sociais, a Liga Portugal enaltece o “legado que será eterno”.

Manuel Fernandes para sempre uma “figura mítica do futebol português”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também já dedicou uma mensagem a Manuel Fernandes.

"O Presidente da República recorda Manuel Fernandes, antigo internacional português e 'eterno capitão' do Sporting Clube de Portugal, cujos golos e desempenho dentro das quatro linhas marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional", lê-se numa nota publicada na página da internet da Presidência da República.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as "mais sentidas condolências à sua Família, amigos e às entidades desportivas que, ao longo da sua vida, serviu com grande dedicação".

E porque “grandes adversários enriquecem a nossa história”, também o FC Porto partilhou uma mensagem nas redes sociais, enviando condolências à família e amigos. No seu site, o Benfica também endereçou os “sentidos pêsames”.

O Estrela da Amadora também já reagiu à morte de Manuel Fernandes, recordando a sua passagem pelo clube da I Liga de futebol no início da carreira de treinador, em 1990/91.

"Manuel José Tavares Fernandes, figura mítica do futebol português que defendeu as nossas cores enquanto treinador na temporada 1990/91. O CF Estrela da Amadora endereça, em nome de toda a família estrelista, os mais sentidos pêsames a toda a família e amigos", escreveram os 'tricolores', em publicação nas suas redes sociais.

No clube da Reboleira, Manuel Fernandes, com José Mourinho a adjunto, iniciou uma época na qual o clube jogou a Taça das Taças, mas foi rendido por Jesualdo Ferreira, num plantel que contava com Abel Xavier, Álvaro Magalhães, Dimas ou Paulo Bento.

O treinador Carlos Queiroz diz que “o futebol português perdeu um dos seus maiores capitães”.

"Se queremos continuar a preservar os verdadeiros valores do futebol, devemos guardar o seu exemplo", escreveu na rede social Instagram Carlos Queiroz, que está atualmente sem projeto profissional, depois de ter deixado a seleção do Qatar, no final do ano passado.

Queiroz, que orientou o Sporting entre 1993 e 1996, refere que ao longo de mais de 40 anos de carreira teve o "privilégio" de se "cruzar com gente verdadeiramente inspiradora" e acrescenta: "Nunca esquecerei a passagem pelo Sporting, um clube especial, talhado para produzir atletas extraordinários, gente grande, de carácter, que configura a exata dimensão desse estatuto tão importante no futebol: o capitão".

O ex-futebolista e treinador Manuel Fernandes morreu na quinta-feira aos 73 anos, na sequência de doença prolongada.

Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 05 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, que representou por mais de uma década, entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.

Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um 'póquer' nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.

Após concluir a carreira como jogador, Manuel Fernandes manteve-se ligado ao futebol, como treinador, orientando Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Ovarense, Sporting, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Penafiel e União de Leiria, sendo que, pelo meio, treinou em Angola, no ASA.

Com Lusa