Mais de 160.000 sócios do Benfica escolhem, este sábado, o próximo presidente do clube. Há seis candidatos e, se nenhum conseguir 50% da votação, haverá segunda volta a 8 de novembro.
O Benfica vai a eleições este sábado, 25 de outubro, dia de jogo com o Arouca no Estádio da Luz.
As urnas fecham a meio da partida e, por isso, o Benfica recomenda a todos os sócios que exerçam o direito de voto antes do apito inicial.
É possível votar a partir das 08:30, na Luz, e nas mais de 100 secções de voto situadas nas Casas do Benfica de Norte a Sul e ainda fora do país, nas filiais do:
- Canadá
- Estados Unidos
- Brasil
- Angola
- Moçambique
- Cabo Verde
- Espanha
- França
- Suíça
- Inglaterra
- Bélgica
- Países Baixos
- Luxemburgo
- Alemanha
Os candidatos
Os sócios vão eleger a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal, a Comissão de Remunerações e, claro, a direção do clube.
Há seis candidatos à presidência: a Lista A canditata-se apenas à Mesa da Assembleia Geral e, por isso, para presidente o primeiro nome no boletim de voto é o de Martim Mayer e a Lista B.
Seguem-se João Manteigas, Cristóvão Carvalho, Luís Filipe Vieira, João Noronha Lopes e Rui Costa.
- Lista B (Martim Mayer)
- Lista C (João Manteigas)
- Lista D (Cristóvão Carvalho)
- Lista E (Luís Filipe Vieira)
- Lista F (João Noronha Lopes)
- Lista G (Rui Costa)
Peso dos votos não é igual para todos
Caso nenhuma lista obtenha mais de 50% dos votos, haverá uma 2.ª volta, a 8 de novembro, em que concorrem apenas as duas listas mais votadas.
Podem votar os sócios maiores de idade com, pelo menos, um ano de sócio e quotas pagas até agosto.
Mas nem todos os associados tem o mesmo peso "eleitoral". À semelhança do que acontece em outros clubes, no Benfica os sócios com mais anos de filiação têm mais votos.
- Um a cinco anos: três votos
- Cinco a 10 anos: 10 votos
- Dez a 25 anos: 20 Votos
- Mais de 25 anos: 50 Votos
Não há voto eletrónico, mas é possível votar em qualquer secção de voto. Basta para isso apresentar o cartão de sócio e o documento de identificação.
