Foi a 17 de março de 2023 que a Fundação Benfica e a FLH Hotels do grupo Feelslikehome assinaram um acordo de parceria para a revitalização do edifício da antiga sede do Sport Lisboa e Benfica, na Rua Jardim do Regedor. O edifício, património histórico, foi doado pelo clube à Fundação Benfica, “para garantir o património adequado para o cumprimento da sua missão, em Portugal e no Mundo” anunciou-se no decorrer da assinatura da parceria que deu origem ao 1904 Benfica Hotel.
Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica e da Fundação Benfica, foi quem assinou o documento. Resta agora esperar pela segunda volta das eleições, a 8 de novembro, para saber se será ele ou João Noronha Lopes a cortar a fita no dia da inauguração, prevista para janeiro de 2026.
Ainda antes do cortar da fita oficial, o 1904 Benfica Hotel abre em regime de soft opening ainda durante o mês de dezembro de 2025.
O 1904 Benfica Hotel tem como conceito a história do Sport Lisboa e Benfica e invoca a memória coletiva dos sócios e dos adeptos do clube relativamente à sua antiga sede. Vai ter 56 quartos e ao lado da porta de cada um deles, estará um nicho que será decorado com peças específicas do passado e do presente do Benfica.
No primeiro andar foram criados um restaurante e uma sala multiusos destinada, em primeira instância, ao lazer dos hóspedes, mas que também poderá a ser adaptada a conferências e eventos do Clube. O ex-libris deste piso será o bar em conceito de pub inglês do início do século XX, um espaço onde, anunciaram na apresentação, “se vai respirar Benfica, com fotografias de antigos atletas e um enorme símbolo do Clube no teto”.
Os dois últimos andares do 1904 Benfica Hotel, foram construídos de raiz, com o intuito de providenciar aos hóspedes uma “magnífica vista para o Castelo de São Jorge e para a Rua das Portas de Santo Antão”, assegura o promotor.
A transformação está a cargo da GV+Arquitectos, que, na explicação do projeto, salienta que, “na entrada, a identidade do edifício precisava ser preservada. Era essencial manter o espírito do passado que marcou gerações de benfiquistas. Mantivemos as linhas originais e introduzimos elementos subtis de modernidade, criando um espaço acolhedor que celebra o passado, mas convida ao presente”.
No bar do 1904 Benfica Hotel, inspirado nos pubs ingleses, “o desafio era criar um ambiente que respirasse tradição e que honrasse a história do Clube. Projetámos um bar íntimo e icónico, decorado com fotografias de momentos marcantes e um teto onde o emblema do Benfica toma o protagonismo. Um espaço pensado para conectar emoção e design”. Nos corredores dos quartos, “cada detalhe foi concebido para refletir a memória benfiquista. Criámos nichos personalizados junto às portas, onde objetos do passado e do presente contam histórias. Cada corredor é um convite a mergulhar na identidade e na essência do Clube”, continua a descrição. Já nos dois últimos andares “o desafio foi criar algo novo, sem esquecer o contexto histórico. Desenhámos espaços amplos e contemporâneos, com vistas incríveis para o Castelo de São Jorge e para a Rua das Portas de Santo Antão. Um encontro entre a Lisboa histórica e o ritmo vibrante da cidade”.
O 1904 Benfica Hotel (Rua Jardim do Regedor, Lisboa), foi assim batizado numa alusão à fundação do clube a 28 de fevereiro de 1904. A abertura estava prevista para o mês de outubro de 2025, mas a conclusão da obra ainda vai demorar mais alguns dias. Será inaugurado pela nova direção, vencedora da segunda volta das eleições de 8 de novembro.

