Desporto

Eleições no Benfica mobilizaram mais votantes do que 98% dos municípios nas autárquicas

Se compararmos o Benfica com uma autarquia, nas últimas autárquicas, que se realizaram no dia 12 de outubro, apenas seis municípios mobilizaram mais eleitores.

Eleições no Benfica mobilizaram mais votantes do que 98% dos municípios nas autárquicas
MIGUEL A.LOPES

As eleições no Benfica tiveram mais votantes do que 98% dos municípios nas últimas autárquicas. Este sábado votaram mais de 85 mil sócios, um número recorde. Dos mais de 400 mil sócios do clube, estavam habilitados a votar 160.182.

Trata-se de universos com dimensões muito diferentes, mas a comparação é possível se tivermos em conta os números absolutos: nas eleições autárquicas foram chamados às urnas mais de nove milhões de eleitores, dos quais mais de cinco milhões e meio votaram (o equivalente a 59,26%); já no Benfica podiam votar 160.182 sócios e foram às urnas 85.422 (o equivalente a 53%).

Segundo o Observador, se o Benfica fosse um município, seria o sétimo com maior número de votantes. Nas últimas autárquicas, que se realizaram no dia 12 de outubro, apenas seis municípios mobilizaram mais eleitores: Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto e Cascais.

Nestes seis municípios, a média de participação nas eleições autárquicas foi de 55%, um número apenas ligeiramente superior às eleições do Benfica, uma vez que votaram 53% dos sócios.

Segunda volta no dia 8 de novembro

Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência do Benfica numa segunda volta, após serem os dois candidatos mais votados no ato eleitoral de sábado.

O atual presidente, Rui Costa, teve 42,13% das preferências e Noronha Lopes recebeu 30,26%%, o que significa que vão discutir a presidência com vista ao quadriénio 2025-2029 num segundo escrutínio, agendado para 8 de novembro, depois de nenhum dos seis concorrentes ter recolhido a maioria dos votos (mais de 50%) necessária para eleger o presidente à primeira volta.