Economia

O mapa da crise dos combustíveis

Em atualização

De norte a sul, há quase três mil postos de abastecimento com falta de combustível e a situação deverá piorar porque a greve dos motoristas de matérias perigosas vai continuar.

A greve dos motoristas de matérias perigosas lançou o caos no país. Surgem relatos de pessoas que não conseguem encontrar uma bomba de gasolina com combustível ou dos que precisam de fazer vários quilómetros para encher o depósito.

A VOST Portugal e o Fogos.pt criaram uma plataforma que ajuda a perceber quais os portos de abastecimento que estão sem combustível.

Veja aqui quais os postos de abastecimento que ainda têm combustível

Sindicato e ANTRAM não chegaram a acordo com Governo, país vai continuar na reserva.

Lisboa

Há uma corrida aos abastecimentos, principalmente, nos grandes centros urbanos, como Lisboa. Na capital, há mais de 800 postos de combustível a entrar em rutura e, esta manhã, já havia longas filas para abastecer.

Porto

Os casos de bombas de abastecimento sem combustível estão a aumentar, no Porto. Esta manhã, muitos automobilistas procuraram encher o depósito, mas foram confrontados com muitos postos de combustível com as reservas esgotadas. A situação obrigou muitos condutores a percorrerem dezenas de quilómetros para encher o depósito.

Algarve

A situação pode ser ainda mais grave no Algarve porque a região não está abrangida pelos serviços mínimos.

Foi preciso mobilizar motoristas da GNR para garantir o abastecimento de combustível ao aeroporto de Faro, que esta terça-feira estava já na reserva de emergência e teve um voo cancelado.

A preocupação agora é o abastecimento civil e o impacto no turismo, em plena semana da Páscoa.

Évora

Évora não está diferente, com longas filas nos postos de abastecimento. O gasóleo já esgotou em quase todas as bombas de combustível.

Coimbra

Fora da cobertura dos serviços mínimos, os postos de combustível em Coimbra não têm abastecimento e estão a ficar vazios. Há cada vez mais bombas fora de serviço e, nas que permanecem abertas, é muito difícil encontrar gasóleo.

Covilhã

A Câmara da Covilhã pondera suprimir as ligações dos transportes públicos durante a noite e início da manhã, face à falta de combustível. A situação tem provocado uma autêntica corrida aos postos da região, alguns já encerrados.

Vila Real

O medo de ficar sem combustível nos próximos dias gerou uma corrida aos portos de abastecimento, em Vila Real. Em muitos postos da cidade, esgotou sobretudo o gasóleo. E já nem os meios mais pequenos escapam das filas de carros para abastecer.

Guarda

Os habitantes da zona da Guarda estão a deslocar-se de propósito a Fuentes de Oñoro, em Espanha, junto à fronteira com Vilar Formoso, para abastecerem os depósitos.

Segundo a Lusa, o número de clientes portugueses nos postos de abastecimento da zona "aumentou consideravelmente" nas últimas horas, havendo momentos em que se formam filas com cerca de duas dezenas de veículos.

TIAGO PETINGA

Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo decidiram reduzir a frequência da recolha de lixo no concelho.

Contactados pela agência de notícias, três empresários do setor admitiram rutura de stock face à "forte afluência aos postos de combustível" que, em alguns casos, registam "filas da ordem dos 400 metros".

No distrito de Viana, seis municípios situados no vale do rio Minho têm mais facilidade no acesso aos combustíveis face à proximidade com a Galiza.

Rafael Marchante

Portalegre

A greve dos motoristas está a "passar ao lado" das gasolineiras da zona de Elvas e Campo Maior e o segredo está na tradição da população em abastecer no outro lado da fronteira.

Numa ronda efetuada de manhã pela Lusa pelas sete gasolineiras localizadas na cidade de Portalegre, apenas duas não tinham já gasóleo para fornecer aos clientes. Durante a manhã, não eram notórias filas significativas de veículos junto aos postos de abastecimento de combustíveis, observando-se, no entanto, uma afluência mais acentuada do que o habitual.

TIAGO PETINGA

Costa alentejana

A maioria dos postos de abastecimento de combustíveis da costa alentejana já não dispõe de gasóleo para abastecer viaturas, segundo uma ronda feita pela agência Lusa. O aumento da procura fez "secar" o gasóleo nas bombas da Repsol, em Sines, que, na terça-feira, viveram "momentos de loucura", relatou à agência Vanessa Cruz, gerente da gasolineira.

Que greve é esta que provocou o caos no abastecimento de combustíveis?

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), por tempo indeterminado, para reivindicar o reconhecimento da categoria profissional específica.

A greve dos motoristas de matérias perigosas, que cumpre o terceiro dia, levou o Governo a avançar com uma requisição civil.

Esta quarta-feira, o Governo admitiu alargar os serviços mínimos decretados e adiantou que o abastecimento de combustível está "inteiramente assegurado" para aeroportos, forças de segurança e emergência.

Quanto ao abastecimento civil, o vice-presidente do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas, Pedro Henriques, declarou que será apenas nas cidades de Lisboa e Porto, antecipando problemas no abastecimento no resto do país.

TIAGO PETINGA