Economia

Do Estado grego ao BES Angola: há 128 responsáveis pelas maiores perdas da banca

Vários créditos foram concedidos sem qualquer tipo de garantia.

São 128 os grandes responsáveis pelas maiores perdas em oito bancos que, a dada altura, tiveram de receber dinheiro dos contribuintes para equilibrar as contas.

Armando Franca

O Banco de Portugal fez uma espécie de radiografia à banca nesse exato momento em que o Estado teve de intervir e, numa primeira leitura dos dados, tiram-se conclusões rápidas: a Caixa Geral de Depósitos e o BES/Novo Banco foram os que mais perderam com créditos ruinosos; há créditos que foram concedidos sem qualquer tipo de garantia; e há ainda outros empréstimos que os bancos nunca tentaram recuperar.

O Banco de Portugal não divulga nomes, porque a lei assim o determina. Os devedores são identificados por um código, que só foi entregue aos deputados, que estão obrigados a manter o sigilo.

Esta quarta-feira, a Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos aprovou uma primeira versão do relatório que afirma que houve gestão imprudente no banco público.

ANTÓNIO COTRIM

O PSD queria utilizar a expressão "gestão danosa", mas apenas o CDS votou a favor e esta alteração acabou por ser chumbada.