Economia

Vacinas da Covid-19 levam confiança dos investidores a aumentar em dezembro na Alemanha

Sakchai Lalit

Informação divulgada pelo Centro de Investigação Económica Europeia alemão.

A confiança dos investidores voltou a aumentar na Alemanha em dezembro depois da publicação de notícias positivas sobre as vacinas contra a Covid-19 e de ter colapsado em outubro e novembro.

O Centro de Investigação Económica Europeia alemão (ZEW) informou esta segunda-feira que o índice de confiança dos investidores subiu para 55 pontos em dezembro, mais 16 pontos que no mês anterior.

Esta melhoria compensou parcialmente a queda acentuada em novembro e outubro.

Mas a avaliação da atual situação económica na Alemanha piorou para -66,5 pontos em dezembro, menos 2,2 pontos que em novembro.

"O anúncio de que as vacinas serão licenciadas em breve leva os analistas do mercado financeiro a olharem com mais confiança para o futuro", disse Achim Wambach, presidente da ZEW.

A confiança no investimento melhorou na Alemanha em dezembro, apesar do número de novos contágios ser elevado e uma razão pode ser o facto das vacinas contra o novo coronavírus estarem para ser licenciadas em breve.

As expectativas dos analistas do mercado financeiro em relação à zona euro também aumentaram acentuadamente em dezembro, mais do que na Alemanha, designadamente 21,6 pontos para 54,4 pontos.

A avaliação da situação atual na zona euro aumentou 0,7 pontos para -75,7 pontos.

Veja também:

  • Dez dicas para pais, alunos e escolas no regresso às aulas

    País

    O regresso à escola é sempre desafiante para pais, crianças e professores. Os novos começos não são fáceis e, por isso, às vezes é bom contar com ajuda. Reunimos dez dicas: cinco de um professor e cinco de uma psicóloga que podem ser usadas como um guia prático para quem quer entrar com o pé direito no novo ano letivo.

    Ana Luísa Monteiro