A confiança dos investidores voltou a aumentar na Alemanha em dezembro depois da publicação de notícias positivas sobre as vacinas contra a Covid-19 e de ter colapsado em outubro e novembro.
O Centro de Investigação Económica Europeia alemão (ZEW) informou esta segunda-feira que o índice de confiança dos investidores subiu para 55 pontos em dezembro, mais 16 pontos que no mês anterior.
Esta melhoria compensou parcialmente a queda acentuada em novembro e outubro.
Mas a avaliação da atual situação económica na Alemanha piorou para -66,5 pontos em dezembro, menos 2,2 pontos que em novembro.
"O anúncio de que as vacinas serão licenciadas em breve leva os analistas do mercado financeiro a olharem com mais confiança para o futuro", disse Achim Wambach, presidente da ZEW.
A confiança no investimento melhorou na Alemanha em dezembro, apesar do número de novos contágios ser elevado e uma razão pode ser o facto das vacinas contra o novo coronavírus estarem para ser licenciadas em breve.
As expectativas dos analistas do mercado financeiro em relação à zona euro também aumentaram acentuadamente em dezembro, mais do que na Alemanha, designadamente 21,6 pontos para 54,4 pontos.
A avaliação da situação atual na zona euro aumentou 0,7 pontos para -75,7 pontos.
Veja também:
- Covid-19. “Não tenho a certeza que no verão estejamos todos bem”
- Covid-19. OMS defende que vacinas não sejam obrigatórias
- Milhares de doses da vacina contra a covid-19 já começaram a chegar aos hospitais britânicos
- OMS alerta: "Com a vacina não quer dizer que a pandemia acabou"
- Covid-19. Reino Unido quer milhões de doses da vacina da Pfizer até ao fim do ano