Economia

CDS pede ao Governo que envie plano de reestruturação da TAP ao parlamento

Centristas querem consultar a proposta final do plano de reestruturação entregue a Bruxelas.

CDS pede ao Governo que envie plano de reestruturação da TAP ao parlamento
Rafael Marchante

O CDS-PP requereu esta terça-feira ao Governo que envie à Assembleia da República a proposta do plano de reestruturação da TAP, que foi enviada à Comissão Europeia na quinta-feira, considerando ser "fundamental e urgente" conhecer o documento.

Num requerimento endereçado ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, através do parlamento, os centristas requerem que seja enviada ao parlamento a "proposta final de plano de reestruturação da TAP, enviado à Comissão Europeia a dia 10 de dezembro de 2020".

No texto, o deputado João Gonçalves Pereira considera "ser fundamental e urgente conhecer o documento final que foi apresentado a Bruxelas".

O parlamentar lembra que o ministro das Infraestruturas esteve reunido com os partidos e apresentou "oralmente algumas linhas do plano de reestruturação da TAP", mas não facultou o documento na íntegra.

"Apesar do compromisso do senhor ministro Pedro Nuno Santos, no âmbito da discussão dos apoios à aviação e do plano de reestruturação da TAP, em reunião de Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação realizada em outubro, de trazer o referido plano a discussão ao parlamento, antes do mesmo ser entregue a Bruxelas a 10 de dezembro, tal não se verificou", assinala o CDS.

João Gonçalves Pereira indica igualmente que "têm vindo também a ser conhecidos alguns detalhes através da comunicação social, nomeadamente sobre necessidades de injeção de capital nos próximos anos, negociações, cortes salariais e despedimentos, definição de rotas e frotas, prejuízos e eventuais retomas", mas lamenta que "o plano de reestruturação da TAP -- que foi delineado pelo Governo em conjunto com a TAP e com a assessoria da consultora BCG - entregue a dia 10 de dezembro para negociação, ainda não foi enviado aos deputados da Assembleia da República".

O plano de reestruturação da TAP

O Governo entregou na quinta-feira o plano de reestruturação da TAP à Comissão Europeia, que, segundo detalhou o ministro na sexta-feira, prevê o despedimento de 500 pilotos, 750 tripulantes de cabine, 450 trabalhadores da manutenção e engenharia e 250 das restantes áreas.

O plano prevê, ainda, a redução de 25% da massa salarial do grupo e do número de aviões que compõem a frota da companhia, de 108 para 88 aviões.