A Presidente da Comissão Europeia vem a Portugal na próxima quarta-feira para entregar a avaliação do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência a António Costa. Será a primeira luz verde ao documento. A aprovação final dos ministros das Finanças, que dá acesso ao dinheiro da bazuca, só deverá chegar no próximo mês.
A última vez que Ursula Von der Leyen esteve em Lisboa foi em janeiro, no arranque da presidência portuguesa da Conselho da União Europeia. Seis meses depois, a Presidente da Comissão Europeia faz questão de regressar com uma boa notícia para o primeiro-ministro português.
O Plano de Recuperação português foi o primeiro a ser entregue, no dia 22 de abril. Quase dois meses depois está também no grupo dos cinco primeiros a serem validados. Portugal é o primeiro país que Von der Leyen visita para entregar a boa nova.
Chega a Lisboa na próxima quarta-feira, seguindo no mesmo dia para Espanha. Quinta-feira passa pela Dinamarca e pela Grécia e na sexta-feira vai ao Luxemburgo.
Depois do “sim” da Comissão Europeia, é preciso que os ministros das Finanças dos 27 Estados-membros confirmem a validação. A aprovação final deverá acontecer dentro de um mês, na reunião agendada para dia 13 de julho. Só depois, Portugal receberá a primeira transferência de mais de dois mil milhões de euros.
Veja mais:
- Von der Leyen em Lisboa na próxima quarta-feira para dar "luz verde" ao plano de recuperação
- Comissão Europeia vai aprovar primeiros planos de recuperação na próxima semana
- PIB da zona euro e UE recuam mais de 1%, Portugal lidera quebras
- António Costa garante habitação condigna para todos até 2024
- Bruxelas deve anunciar que regras orçamentais continuarão suspensas em 2022
- União Europeia. "Bazuca" ratificada por todos os estados-membros
- Portugal não precisa "das bazucas para ir às compras", diz Jerónimo de Sousa
- G7. Cimeira vai incluir medidas de "recuperação económica mais justa, sustentável e inclusiva"