Mais de metade do valor que se paga por um litro de combustível vai para o Estado. Um desses impostos, o ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos), vai subir 1% no próximo ano, por causa da inflação.
O Governo não quer mexer na carga fiscal, mas sim na margem das gasolineiras, que subiu para máximos durante a pandemia.
Nas contas do Executivo, limitar a margem de comercialização vai permitir a descida de nove cêntimos por litro de gasolina e um cêntimo por litro no gasóleo. A Deco não concorda.
"É quase impraticável estabelecer uma margem e é uma simplificação que dificilmente será implementada", disse Pedro Silva, técnico de energia da Associação de Defesa do Consumidor.
Gasolina 98 aditivada ultrapassa barreira dos dois euros por litro
O preço de um combustível em Portugal ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dois euros por litro. Nas bombas da BP, em alguns pontos do país, quem abastecer com gasolina 98 aditivada irá pagar perto de 2,01 euros por litro.
O cenário é igual em algumas bombas da Repsol. No posto do Campo Grande, em Lisboa, por exemplo, a gasolina 98 aditivada está também acima dos dois euros/litro.