Economia

As soluções para resolver a escalada dos preços dos combustíveis

António Costa debate soluções no Conselho Europeu enquanto, em Portugal, os ministros se reúnem para aprovar novas medidas.

Loading...

Existem dois planos de ação em cima da mesa para resolver, mesmo que temporariamente, a subida dos preços dos combusítiveis e do gás. Um deles está dependente da ação concertada dos países europeus, com a compra conjunta de combustível ou de gás, tal como se fez com as vacinas contra a covid-19.

A outra solução, segundo Pedro Sousa Carvalho, diretor do Jornal Eco, é uma intevenção a nível nacional com a baixa temporária de impostos. Em França e Espanha, discute-se a opção de oferecer descontos a quem está em situação mais vulnerável, por exemplo.

"Há outras coisas a serem debatidas a nível europeu, como aumentar o grau de penetração de energia renovável, aumentar as portas de entrada de gás na Europa para não ficarmos dependentes de países como a Turquia, Argélia ou Rússia (...). Outra solução em cima da mesa é alargar as interligações entre os países da Europa", apontou Pedro Sousa Carvalho.

O Conselho Europeu está esta quinta-feira reunido com a crise energética a dominar a agenda.