O Conselho Europeu reúne-se a partir desta quinta e até sexta-feira para discutir temas como a situação do Estado de Direito na Polónia e, sobretudo, a subida do preço dos combustíveis.
Portugal é um dos países que vai defender a aquisição conjunta de combustível. Um modelo semelhante ao que foi usado para comprar vacinas contra a covid-19.
"Portugal defenderá que seja estudada a possibilidade e as vantagens da aquisição conjunta de combustível. Provou bem nas vacinas, pode provar bem. Mas além da compra conjunta, há algo que é absolutamente fundamental: completar o mercado interno que neste momento está absolutamente fragmentado e isso significa resolver o problema das interligações entre nós e Espanha, entre a Península Ibéria e a União Europeia e a União Europeia no seu conjunto", afirmou o primeiro-ministro português.
Travão às margens das gasolineiras
A medida promulgada pelo Presidente da República permite que o Governo já possa colocar limites às margens de lucro dos revendedores de gasolina, gasóleo e gás de garrafa. Marcelo Rebelo de Sousa fala num pequeno passo para atenuar uma situação de emergência económica e social provocada pelo substancial aumento do preço dos combustíveis.
O travão às margens das gasolineiras junta-se à descida provisória e ligeira do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, mas António Costa admite que será preciso fazer mais.
"Estamos disponíveis para adotar medidas que sejam sustentáveis, transitórias, mas que respondam a esta situação. Estamos a trabalhar e seguramente, com toda a probabilidade, que até ao final da semana o Governo anunciará essas medidas", informou.
Acelerar a transição energética
O primeiro-ministro e a presidente da Comissão Europeia têm insistido na necessidade de acelerar a transição energética. O processo que implica esforço financeiro, mas que pode deixar a Europa menos vulnerável à escalada do preço do petróleo.
"A transição tem de se fazer, a maneira como é feita pode ter algum impacto no custo. Esse custo vai subir. A transição para uma economia assente no carbono para uma economia assente em energias limpas vai ter um custo que todos vamos ter de suportar", afirma o economista António Nogueira Leite.
VEJA TAMBÉM:
- Líderes europeus reúnem-se com Polónia e aumento dos preços da energia na agenda
- Von der Leyen pede "trabalho de equipa" para tornar a Europa mais resiliente no domínio energético
- Governo volta a baixar imposto sobre os combustíveis
- Porque continuam a subir os preços dos combustíveis?
- Portugueses atravessam fronteira para poupar no combustível
- Combustíveis mais caros: "Isto é um mercado livre a abusar de nós todos"