João Leão defende que as regras orçamentais europeias devem ser revistas para que a redução da dívida pública não comprometa o crescimento económico. O ministro das Finanças está, esta segunda-feira, em Bruxelas para participar na reunião do Eurogrupo.
“Precisamos de uma revisão da governação económica que seja amiga do crescimento, que assegure que tenhamos capacidade de fazer os investimentos, designadamente os investimentos de natureza verde para combater as alterações climáticas, fundamentais para a Europa e para o mundo, e ao mesmo tempo que assegure uma recuperação da dívida pública que seja amiga do crescimento. E este é o momento certo para pensarmos a revisão das regras e é fundamental, antes de as reintroduzirmos em 2023”, disse o ministro.
Na agenda da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, que decorre esta segunda-feira, não estão os projetos de planos orçamentais dos Estados-membros para o próximo ano. Este também não integram o plano do Conselho de Ministros das Finanças da EU (Ecofin), marcado para esta terça-feira.
Apesar da Comissão Europeia estar ainda a analisar os esboços orçamentais enviados em meados de outubro, fontes europeias avançam à Lusa que João Leão deverá aproveitar esta deslocação a Bruxelas para abordar a situação portuguesa com o executivo comunitário.
► Veja mais:
- João Leão em Bruxelas pela primeira vez desde o chumbo do OE 2022
- João Leão: "Não estamos perante uma crise de natureza financeira"
- Patrões e sindicatos preocupados com instabilidade, ministro das Finanças afasta crise financeira
- Costa contra retirada precoce dos estímulos de política monetária à recuperação