A Danone encerrou o exercício de 2021 com um lucro de 2,16 mil milhões de euros, menos 1,1% do que no ano anterior, informou esta quarta-feira a fabricante francesa de iogurtes e outros produtos alimentares.
A faturação da Danone no ano passado cresceu 2,8%, para 24,28 mil milhões de euros (ou 3,4% numa base comparável) e o resultado operacional recorrente avançou 0,6%, para 3,34 mil milhões de euros.
Contudo, a margem operacional, também numa base recorrente, encolheu de 14% para 13,7%.
A empresa registou no ano passado um aumento de custos operacionais, para 1.080 milhões de euros, relacionados com medidas específicas de reorganização do grupo, que acabaram por encolher o resultado antes e depois de impostos do grupo.
A Danone realça que o quarto trimestre foi mais positivo que os anteriores, com as vendas em base comparável a crescer 6,7% em termos homólogos.
A empresa lembra ainda, na sua apresentação de resultados, que o ano passado ficou marcado por “um ambiente de custos e fornecimentos crescentemente volátil”, que a Danone compensou com um aumento de produtividade e alterações de preços.