O primeiro-ministro anunciou esta sexta-feira ter chegado a um acordo com o PSD sobre os próximos passos a tomar quanto ao futuro aeroporto. O Chega e o PCP já reagiram às conclusões do encontro.
O partido liderado por André Ventura requereu um debate de urgência para a próxima quarta-feira com o objetivo de envolver todos os partidos do hemiciclo no processo de decisão. O Chega pediu ainda explicações sobre a introdução de Santarém na lista de possibilidades.
À esquerda, o PCP disse que os acordos entre o Partido Socialista e o PSD sobre os métodos de localização do novo aeroporto são para servir os interesses da multinacional Vinci a quem foi entregue, em 2013, a concessão por 50 anos. Os comunistas consideram que as conclusões divulgadas hoje apontam para um novo adiamento do projeto.
O anúncio de António Costa sobre o novo aeroporto
António Costa revelou esta sexta-feira que vão ser constituídas duas comissões e que estas vão avaliar mais hipóteses de localização para além de Montijo, Alcochete e Santarém.
O chefe do Governo informou que serão convidadas três entidades - que optou por não revelar para já - para constituírem a comissão técnica e de acompanhamento, responsáveis por fazer a avaliação ambiental e estratégia do novo aeroporto.
Avaliação que deverá estar concluída até ao final do próximo ano, disse, “de forma a que possamos ter uma decisão final e definitiva sobre esta matéria”. Questionado sobre as hipóteses de localização, o primeiro-ministro revelou que vão ser avaliadas várias opções, incluindo Montijo, Alcochete e Santarém.