A inflação está a afetar todas as atividades económicas e no comércio, há menos clientes e menores margens de lucro. Uma das soluções é a criatividade na hora de poupar.
O crescente aumento do custo de vida tem afetado a generalidade dos portugueses. A inflação tem levado vários comerciantes de diversas áreas a reavaliar os gastos ao longo do mês.
Em Viseu, na pastelaria que a SIC foi conhecer, a faturação assemelha-se à de 2021, contudo, a margem de lucro é significativamente menor. Os custos aumentaram, desde os produtos de confeção até à fatura da luz e do gás.
Ricardo Ferreira, funcionário da pastelaria Cidade Jardim, em Viseu, refere que a fatura do gás, no espaço de um mês, aumentou cerca de 150 euros. Valores como este obrigam à adoção de medidas de poupança, como despedimentos de pessoal e combate ao desperdício alimentar.
A afluência da clientela também é uma consequência da presente situação económica, há cada vez menos pessoas a frequentar a pastelaria viseense e quem ainda se desloca até ao espaço contem-se mais na hora de consumir.