Economia

Aumento do custo de vida: que soluções adotam os comerciantes?

Loading...
SIC foi conhecer uma pastelaria em Viseu que já teve de reduzir o número de funcionários.

A inflação está a afetar todas as atividades económicas e no comércio, há menos clientes e menores margens de lucro. Uma das soluções é a criatividade na hora de poupar.

O crescente aumento do custo de vida tem afetado a generalidade dos portugueses. A inflação tem levado vários comerciantes de diversas áreas a reavaliar os gastos ao longo do mês.

Em Viseu, na pastelaria que a SIC foi conhecer, a faturação assemelha-se à de 2021, contudo, a margem de lucro é significativamente menor. Os custos aumentaram, desde os produtos de confeção até à fatura da luz e do gás.

Ricardo Ferreira, funcionário da pastelaria Cidade Jardim, em Viseu, refere que a fatura do gás, no espaço de um mês, aumentou cerca de 150 euros. Valores como este obrigam à adoção de medidas de poupança, como despedimentos de pessoal e combate ao desperdício alimentar.

A afluência da clientela também é uma consequência da presente situação económica, há cada vez menos pessoas a frequentar a pastelaria viseense e quem ainda se desloca até ao espaço contem-se mais na hora de consumir.

Últimas Notícias