Economia

Gás natural: ministro da Economia diz que bacia atlântica "pode ser uma das grandes soluções para a Europa"

Gás natural: ministro da Economia diz que bacia atlântica "pode ser uma das grandes soluções para a Europa"
JOSÉ SENA GOULÃO

No Parlamento, António Costa Silva falou ainda sobre o reembolso do investimento do Estado na EFACEC.

O ministro da Economia defende que, perante a instabilidade das importações da Nigéria, Portugal deve procurar alternativas de fornecimento de gás natural. Sobre a EFACEC, António Costa Silva garante estar a trabalhar numa solução para a empresa reembolsar o investimento do Estado.

“Portugal depende da Nigéria, mas pode explorar outros potenciais produtores da bacia Atlântica”, disse o ministro da Economia, sublinhando que “quanto mais diversificado for o fornecimento, melhor para o país”

Loading...

Costa Silva anunciou que teve uma reunião com uma missão do Canadá com o objetivo de encontrar uma solução para esta instabilidade no gás natural nigeriano. “Penso que a bacia atlântica pode ser uma das grandes soluções para a Europa”, afirmou.

António Costa Silva garante que o Governo vai fazer tudo para reembolsar o Estado do dinheiro investido na EFACEC. O ministro explicou que os 50 milhões de euros injetados na empresa – que foi nacionalizada depois da saída da Isabel dos Santos – renderam mais 115 milhões em garantias.

“Nós vamos fazer tudo para isso acontecer”, disse Costa Silva, sublinhando que se for encontrada convergência estratégica na EFACEC, “esta situação menos boa da companhia pode ser ultrapassada”.

Loading...

Apesar de dizer que não pode dar uma garantia, o ministro afirma que o Governo está “a trabalhar denodadamente para encontra uma solução”.

O grupo parlamentar do Chega questionou ainda o ministro sobre um suposto diferendo com Fernando Medina, ministro das Finanças, a propósito da descida do IRC, mas Costa silva fugiu à pergunta de uma forma original.

“Eu às vezes tenho divergências comigo próprio, a pensar. Todos temos. Não lhe posso dizer mais do que isso”, afirmou o ministro, provocando risos no hemiciclo.

Loading...
Últimas Notícias
Mais Vistos